Durante o mês de Abril, em Lisboa, com a participação da equipa do PRAY FOR JAPAN – PORTUGAL, haverão eventos dedicados à cultura japonesa para angariar fundos para a Cruz Vermelha do país do Sol Nascente, a fim de ajudar as vitimas do tsunami e dos sismos que, infelizmente, em Março, destruíram uma parte do país, em especial a zona de Sendai.
O primeiro evento foi o GANBARE NIPPON (que numa tradução bem livre poderiamos dizer que significa FORÇA JAPÃO), e aconteceu no dia 2 de Abril, no Palácio da Foz (Lisboa).
Esta primeira iniciativa foi organizada pela Castela do Paulo (uma pastelaria lisboeta famosa pela confecção do tradicional bolo japonês, o kasutera) e pela NCreatures (uma empresa que se dedica à criação e divulgação da cultura pop japonesa em Portugal), tendo como ponto de partida o desejo da comunidade japonesa em Portugal e da comunidade portuguesa que gosta do Japão, em ajudar as vitímas da tragédia ocorrida em solo japonês.
Demonstrações da cerimónia do chá, aikidô, workshops (origami, furoshiki, língua japonesa e sweet deco), além de música, com a participação do contrabaixista Miguel Leiria Pereira, da interprete folk Hana Kogure e do guitarrista João Bengala foram algumas das atracções que os visitantes poderam ter acesso durante o GANBARE NIPPON que começou por volta da hora de almoço e terminou ao fim do dia.
No local do evento havia também um bazar de artigos japoneses, uma zona onde poderiamos experimentar o uso de um Yukata e uma área reservada para exposição de trabalhos artísticos. Os participantes podiam ter seu nome escrito em katakana e kanji, comprar bolo Castela, chá e outros pratos típicos do Japão, ou receber uma massagem japonesa. Houve também exibição do filme Mononoke Hime, de Hayao Miyazaki e uma palestra orientada por Orlando Ferreira sobre o sismo no Japão.
No final do evento, fez-se a contabilidade e a organização do GANBARE NIPPON! conseguiu angariar a simpática quantia de sete mil euros que foi doado para a Cruz Vermelha Japonesa.
O evento foi bem organizado e correu tudo conforme as espectativas. Todas as pessoas que ajudaram no evento foram voluntárias e havia muitos estudantes japoneses que estão em Portugal ao abrigo do intercâmbio universitário. Foi uma oportunidade única de contacto com uma cultura tão diferente e que fascina milhares de pessoas ao redor do mundo.
Autor: Aime Reis | Fotografias: Aime Reis
Aime
o evento foi muito lindooo *-* espero q todos corram bem e qu o japao consiga ser cada dia melhor do q ja é!