Loading...
NotíciasSociedade

Hello Kitty é nomeada embaixadora do turismo do Japão

A Hello Kitty, um dos ícones mais famosos da cultura pop, foi nomeada, nesta segunda-feira, 19, pelo governo japonês, embaixadora do turismo do Japão na China e em Hong Kong . O objectivo é aproveitar os encantos da felina para alcançar os fãs da personagem e aumentar o fluxo de turistas chineses no país nipônico.

O poder de atracção da gata japonesa branca – que, de acordo com seu perfil oficial, atinge até três quarteirões – supera fronteiras e idiomas, o que faz as autoridades japonesas acreditarem que é a personagem é a mais qualificada para desempenhar o novo cargo para China e Hong Kong.

Kitty – que, em 1994 foi nomeada embaixadora infantil das Nações Unidas – é a primeira personagem animada a representar o Japão desde o lançamento da campanha, em 2003, de promoção turística “Visite o Japão”.

Através do uso deste ícone da cultura pop – que ilustra até 50.000 produtos diferentes – o Japão quer aumentar sua popularidade como destino de férias até conseguir cerca de 10 milhões de turistas anuais. Em 2007, os japoneses receberam 8,35 milhões de turistas, principalmente da Coreia do Sul, Taiwan, China, EUA e Hong Kong.

Segundo o Ministério Japonês da Agricultura, Infraestrutura, Transporte e Turismo, os esforços da nova embaixadora se concentrarão na China e Hong Kong, duas das fontes de turismo mais importantes para o Japão e onde a felina tem grande popularidade.

Kitty-san (‘san’ significa uma mostra de respeito em japonês) faz muito sucesso com as mulheres entre 20 e 30 anos, e esperamos que, graças a sua fama, isso aumente o interesse das pessoas pelo Japão.” – disse um porta-voz do Ministério à EFE, depois de participar da nomeação formal da gata ao cargo de embaixadora. Na ocasião, não se falou porque a felina não tem boca.

Ao final de Junho, o governo japonês lançará um blog da Hello Kitty em chinês que poderá ser visto através do site da campanha “Visite Japão” – portal que apresenta as principais atracções turísticas nipônicas, desde os monumentos mais emblemáticos até aos restaurantes mais populares.

A gatinha Hello Kitty nasceu nos subúrbios de Londres em 1 de novembro de 1974 e hoje vive junto com a sua família, que é composta pela irmã gêmea Mimmy, os pais, Mary e George Ehite e os avós, Margaret e Anthony White.

A concepção da felina foi feito pela designer japonesa da Sanrio, Ikaka Shimizu, mas depois que esta abandou a empresa, Kitty passou a ser desenhada por Yoku Yamaguchi, que até hoje ainda desenha.

A personagem, que inicialmente foi desenhada sentada, nasceu como uma ilustração de pequenos objectos para as crianças. No entanto, a gata rapidamente seduziu não apenas o público infantil, como os adultos. Daí em diante a Sanrio começou a retrata-la com todos os tipos de poses e trajes para ilustrar produtos distintos.

Kitty tornou-se tão popular que seu criador inventou todo um mundo animado ao redor da felina, que passou de desenho para produtos comerciais à protagonista de séries de televisão e videogames na rede.

Os produtos relacionados com Kitty e seus amigos são responsáveis por uma grande parte do lucro da Sanrio, que obteve vendas de cerca de 78 milhões de yenes (750 milhões de dólares) durante o ano de 2007 – finalizado em Março.

É tão grande a popularidade da personagem que Mattel, o fabricante de Barbie, desenhou em 2007 uma fantasia de Kitty para a raínha das bonecas e muitos dos personagens que cobrem as páginas de frente da imprensa rosa como Paris Hilton, Britney Spears ou Lindsay Lohan.

A admiração internacional por esta personagem não impede que muitos de seus seguidores desconheçam que esta gata, que vive em Londres e carece de traços raciais, é japonesa. Dizer que a frase mais célebre que esta gatinha sem boca é: “Nunca temos amigos a mais”. Nem tão pouco turistas, no caso do Japão.

Fonte: Globo Online

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.