Loading...
NotíciasSociedade

Hiroshima lembra o 61º aniversário do bombardeio nuclear

Hiroshima lembrou neste domingo o 61º aniversário do bombardeio da cidade por uma bomba atômica, em cerimônia na qual se destacaram as declarações do primeiro-ministro Junichiro Koizumi, que disse que visitará novamente o templo de Yasukuni, símbolo do militarismo japonês.

A cerimônia no Parque da Paz, no centro de Hiroshima, reuniu 45.000 pessoas que fizeram um minuto de silêncio às 8h15, a mesma hora em que em 6 de Agosto de 1945 a primeira bomba atômica lançada contra a população civil explodiu sobre a cidade.

Mil pombas foram libertadas, enquanto duas crianças recitaram um “compromisso pela paz”, repetido pelo prefeito de Hiroshima, Tadatoshi Akiba, que destacou a persistência até hoje da sombra de destruição nuclear sobre a cidade e sobre Nagasaki, bombardeada três dias depois.

Na cerimônia de hoje foram acrescentados 5.350 novos nomes ao número de vítimas da bomba atômica. A explosão da bomba de urânio lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima causou a morte de 140.000 pessoas no momento da explosão e nos meses seguintes. Em 9 de agosto de 1945, foi lançada uma segunda bomba sobre Nagasaki, também no sudoeste do Japão, onde morreram outras 130.000 pessoas.

Seis dias depois, em 15 de agosto de 1945, o Japão se rendeu incondicionalmente aos EUA e terminava assim a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 30.000 pessoas morreram ao longo dos anos por terem sido expostos à radiação resultante das explosões atômicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.