Até à poucos dias, o nome de Homare Sawa era praticamente desconhecido, pelo menos pelas pessoas que não seguem o futebol japonês e em especial o campeonato feminino no Japão. Actualmente e depois da selecção feminina de futebol ter conquistado o campeonato do Mundo de Futebol este ano na Alemanha, Sawa é um símbolo nacional e um exemplo a seguir no mundo do desporto japonês.
Nascida a 6 de Setembro de 1978 em Fuchū, Tóquio, Homare Sawa desde muito pequena teve o gosto e a paixão de jogar futebol, por esse motivo aos 12 anos fez a sua estreia no campeonato nacional japonês. Três anos mais tarde, a 6 de Dezembro, joga pela primeira pela selecção japonesa, marcando quatro golos no seu primeiro jogo, numa vitória contra a selecção das Filipinas.
Nos anos seguintes fez parte da selecção e participou nos últimos cinco Campeonatos do Mundo de Futebol Feminino incluindo este último disputado em 2011 na Alemanha onde Sawa fez um “hattrick” (3 golos) num jogo contra o México ainda na fase de grupos. Liderou a equipa nacional japonesa como capitã, venceu o torneio e ainda foi premiada com a Bota de Ouro e Bola de Ouro por ter sido a jogadora com o maior número de golos marcados (5 golos) e por ter sido a MVP (do inglês Most Value Player, o jogador mais valioso) do Campeoonato.
Com o nascimento da Women United Soccer Association (WUSA) em 2001, Sawa ruma aos Estados Unidos para jogar ao mais alto nível na liga profissional americana. E a sua estreia não podia ter sido melhor. Sawa marcou o primeiro golo da história do clube que representava, os Atlanta Beats.
Esteve na equipa durante três temporadas ajudando a equipa a chegar aos playoffs nas três épocas em que jogou. Apesar da sua baixa estatura (164cm) e do baixo peso (55 kg), Sawa nunca se intimidou com as jogadoras americanas que grande parte delas tinha um poder atlético bem mais forte.
Após a morte do WUSA em 2003, retorna ao Japão, onde e assina pelo clube NTV Beleza. No ano seguinte é nomeada pela Confederação Asiática de Futebol como a jogadora do ano..
Em Setembro de 2008, volta aos Estados Unidos por foi selecionada pela equipa Washington Freedom como a primeira escolha através do Draft WPS Internacional. Aqui joga como centro-campista durante duas temporadas. Dois anos mais tarde, regressa ao Japão para iniciar os treinos e os preparativos para o Campeonato do Mundo de 2011. A 17 de Julho de 2011, Homare Sawa foi uma das principais intervenientes da vitória japonesa no Campeonato do Mundo, batendo a selecção americana por 3-1 (por penalty) e dando ao Japão o primeiro lugar do torneio.
Actualmente Homare Sawa joga no Leonessa Kobe na Nadeshiko League (nome dado à I Divisão do Campeonato Feminino de Futebol) e é sem dúvida uma enorme fonte de inspiração para as jovens japonesas que praticam desporto e para todos os japoneses que viram nela e na sua selecção uma força de vontade enorme de vençer.