Os adolescentes japoneses são mais suscetíveis a marcas do que as de outros países. É o que aponta o estudo da Japan Youth Research Institute, publicado esta semana, após ouvir 5.394 estudantes no Japão, Estados Unidos, China e Coréia do Sul.
Quando perguntados se são influenciados por anúncios em TV ou revistas, 56.5% dos respondentes do Japão responderam que sim, enquanto que aqueles ouvidos nos Estados Unidos, Coréia do Sul e China registraram cerca de 32.6% a 45.9%. Segundo a pesquisa, apenas 23.6% dos pais japoneses perguntam aos seus filhos adolescentes sobre como eles gastam a mesada, contra 34,3% nos Estados Unidos, 50,2% na China e 58.6% na Coreia do Sul.
O estudo colocou ainda os japoneses no topo do ranking em questões como recusas vestir roupas fora de moda ou sentes-te rico consumindo artigos de marca. Quase a totalidade dos japoneses ouvidos responderam possuir seu próprio celular (96.5%). Em compensação, os adolescentes japoneses estão na berlinda quando perguntados se possuem computadores pessoais, registrando 21%, contra 60.7% dos americanos.