Loading...
ArtigosSociedade

Keiro no Hi (Dia do Respeito aos Idosos)

Setembro é o mês conhecido no Ocidente por marcar o regresso às aulas e a chegada do Outono. Contudo, no Japão, Setembro é também o mês das comemorações do Keiro no Hi, o Dia do Respeito aos Idosos.

keironohi

O primeiro Keiro no Hi, nesta altura conhecido como Toshiyori no Hi (Dia dos Mais Velhos) foi celebrado no dia 15 de Setembro de 1947 na aldeia de Nomadani-Mura (atual Taka-Cho). O evento foi um sucesso tão grande que o governo local decidiu comemora-lo todos os anos e, com o passar do tempo, a sua popularidade alastrou-se para cidades vizinhas que começaram a ter os seus próprios Toshiyori no Hi.

Duas décadas depois do seu aparecimento, em 1966, o governo do Japão liderado pelo Primeiro-Ministro Eisaku Sato, frente à enorme popularidade e importância da festa, declara o Keiro no Hi como um dia oficial de comemoração onde famílias por todo o Japão expressam o respeito que têm pelos seus cidadãos mais idosos, sejam eles família, amigos ou conhecidos em geral. Em 2003 o feriado foi transportado para a terceira segunda-feira de Setembro (este ano, 19 de Setembro) para que fosse um dos dias do Sistema da Segunda Feliz, um sistema concebido em 1998 que visa criar fins-de-semana prolongados que permitam aos cidadãos deslocarem-se até às suas famílias e celebrar.

keironohi03

Agora que conhecem um pouco da história do Keiro no Hi devem-se estar a perguntar que tipo de comemorações são praticadas, certo? Bem, um dos elementos mais importantes deste dia é o almoço. Não existem propriamente pratos tradicionais, por isso, estes tendem a ser escolhidos baseado nos gostos pessoais dos idosos, e alguns restaurantes chegam mesmo a oferecer-lhes a refeição.

Depois do almoço é hora dos presentes. Novamente, estes são pessoais e cada pessoa está livre de escolher o seu presente. Algumas das ofertas mais comuns são doces e claro, pequenos objetos e desenhos criados pelos mais novos nas escolas ou em casa.

Existe ainda, desde 1963, um presente especial oferecido pelo governo aos idosos que chegam aos 100 anos, nomeadamente uma chávena de sake em prata. Para terem uma ideia do quanto o número de idosos tem vindo a aumentar no Japão, em 1963 foram presenteados 153 idosos e em 2014 foram presenteados 29.357 idosos.

Um outro elemento especial deste dia é o enorme número de voluntários que escolhem passar o dia com idosos sem família ou que vivem em lares e que passariam o Keiro no Hi sozinhos.

keironohi02

No espírito deste dia, o Club Otaku deseja a todos os idosos um feliz dia! Quanto aos mais jovens, fica aqui a dica de uma “desculpa” para passar o dia com os vossos avós e outros idosos que ao longo do tempo vão marcando a nossa vida.

Escrito por: Ângela Costa 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.