Cafés de empregadas? Sim, mas algo mais do que isso.
“Maid kissaten” ou “Maid cafes” é o nome para os cafés onde só há empregadas, vestidas ao estilo Lolita e que tratam o cliente por “mestre”. Este tipo de cafés está a fazer um sucesso total no Japão. A sua origem fica em Akihabara, zona mais conhecida por ‘Electric Town’, como aparece no metro, devido à enorme quantidade de lojas de electrodomésticos, computadores, máquinas fotográficas, videojogos e animação.
Assim que se entra num Maid Café, uma empregada é-nos atribuída e recebe-nos com um “bem-vindo a casa, mestre”. Tratam-nos sempre de forma extremamente querida e sorridente. Para os apreciadores de “cute”, ou “kawaii” como se diz em japonês (lê-se cauaí), estes cafés são o paraíso…
Tanto as roupas como a decoração retratam um pouco a época vitoriana. Chama-se “moe” a esta mistura de estilo vitoriano com o estilo do uniforme de empregada francesa. Agora, moe também implica “extremamente querido”. Para aumentar a ‘queridez’, ás vezes, elas usam bandoletes com orelhas de gato ou de coelhinha.
As maids servem o chá, jogam ás cartas e fazem os clientes sentirem-se superiores. Em alguns Maid Café pode-se tirar uma foto com elas por 1000 ienes. Noutros, fazem massagem nos pés à vontade do freguês.
Até a comida é “querida”: decoram a comida com molhos e fazem corações, bonecos, etc – para quem goste de ser apaparicado. Costuma haver uma grande variedade de chás, cafés e achocolatados, como é habitual em qualquer outro café, mas também tem gelados, crepes e “omuraisu” (uma omelete recheada de arroz com ketchup a decorar).
Depois de sermos servidos e antes de começarmos a comer, é tradição dizer-se uma frase “mágica” “Oishikunare! Oishikunare! Moe moe kyu!” que serve para a comida ficar mais saborosa. Quando dizemos a frase fazemos um coração com a mão para o “Oshikunare! Oishikunare! Moe moe”, e depois um desenho de um coração na parte do “kyu”.
Outro aspecto interessante destes cafés são os concursos de maids… nos quais as maids vão em grupos, por café, e mostram as suas habilidades: decoração da comida, dançar, sorrir, encher balões, mostrar o seu ar querido, ajoelhar-se no chão e pedir desculpa, fazer massagem aos pés, servir à mesa, andar balançando-se queridamente… enfim, uma data de tarefas!!
Visto o sucesso crescente, agora também se encontram Maids Café no Canadá, na China, na Coreia, em Hong Kong e em Singapura.
Recentemente, surgiu uma variação de Maids Café nos quais as maids são homens!
Estes homens não são travestis. São pessoas que gostam da atenção, ou então que procuram uma forma de conhecer raparigas. Pois estes novos “maids café” atraem imensa clientela, quer de homens quer de mulheres. As mulheres acham “kawaii”, mais uma vez. E tanto os homens como as mulheres, acham que é de vangloriar o esforço dos homens-maids, pois é-lhes mais difícil por natureza serem “kawaii”.
Algumas moradas de sites (em japonês ou inglês), para ficarem com uma ideia melhor do que são estes maid café:
– Cure Maid: http://www.curemaid.jp/
– @Home World: http://www.cafe-athome.com/
– Melty Cure: http://melcure.jp/profile.html
– Cafe Doll Tokyo: http://www.cafedoll.com/
– Cafe de Mai:Lish: http://www.mailish.jp/
– Maid in Angel’s Cafe: http://www.mif-lr.com/
Autor: Inês Ribeiro
Carla Depp-san
EU VOU PARA O JAPAO E VOU TRABALHAR NUM MAID CAFFÉ!!!
HAHAHA eu vou ter um uniforme rosa e vermelho e umas orelhas e rabo preto (e o rabo vai ter um laçonho vermelho com um gizo)
PS: isto foi inspirada na Ichigo Momomiya de Tokyo mew mew
~nya