Loading...
CulturaSociedade

Nyotaimori

É uma das práticas mais criticadas por esse mundo fora, embora alguns considerem como uma forma de arte. Esta prática de comer sushi não é comum na sociedade japonesa, mas consta ter sido mais divulgada com a yakuza (máfia japonesa), apesar de recentemente assistir-se a um crescimento desta prática degustativa nos países ocidentais, em especial os Estados Unidos importando com regras mais rígidas.

1

O Nyotaimori (em japonês:女体盛り, “apresentação do corpo feminino”), muitas vezes referida como “sushi corpo”, é a prática de servir sashimi ou sushi no corpo de uma mulher nua. Esta modalidade não é exclusiva com as mulheres. Para a mesma prática usando um modelo masculino dá-se o nome de Nantaimori (em japonês:男体盛り). Estes corpos tornam-se literalmente em “bandejas humanas”.

Esta prática tradicional bastante antiga no Japão, onde gueixas eram treinadas para ficarem imóveis durante horas requer uma preparação prévia. Antes de se tornar uma “bandeja humana”, o modelo (geralmente uma mulher) é treinado para estar horas deitado sem se mover e serem capazes de resistir a uma exposição prolongada à comida fria. Antes de serviço, o modelo deve ter tomado um banho usando um sabonete sem perfume especial e, em seguida, com acabamento com um esguicho de água fria para relaxar o corpo.

3

Em algumas partes do mundo, a fim de cumprir com saneamento leis, deve haver uma película de plástico entre o sushi e o corpo do modelo. Outras regras impostas aos clientes foi a proibição de falar com o modelo e de não ser permitido lhe tocar.

Outra prática também realizada em alguns locais é o Wakamezake. A prática consiste em beber sake no triângulo formado entre as pernas e o púbis de uma mulher. A escolha do nome se dá por causa dos pêlos púbicos mergulhados no sake, que se assemelham com algas Wakame boiando na superfície do mar.

2

Mas a polémica continua a ser grande, e por questões dos direitos das mulheres ou por questões de saúde pública alguns países mais conservadores cancelaram esta prática como foi o caso da China. Em Portugal, tomei o conhecimento que esta prática também existe, basta procurar pela internet.

Polémico ou não, os apreciadores desta prática continuam a defender e a proclamar que o Nyotaimori é uma verdadeira apresentação artística, onde cada alimento é colocado no lugar apropriado dando-lhe um sentido estético próprio.

Escrito por: Fernando Ferreira

3 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.