Tenho quase a certeza que todas as pessoas que gostam do Japão ou da sua cultura se interrogaram porque motivo os japoneses quando tiram fotografias colocam os dedos em V.
Este gesto de fazer o sinal de V com a mão tornou-se tão banal principalmente entre os jovens japoneses que rapidamente se expandiu ao resto do mundo. E aposto que vocês muitas das vezes também o fazem com alguma frequência. Ainda juntamente com este gesto, os japoneses quando tiram fotos também têm o hábito de dizer Hai, tchi-zu (da palavra inglesa cheese).
Este hábito apareceu em 1963 quando a Yukijirushi, uma empresa produtora de lacticínios lançou uma campanha publicitário onde utilizava esta frase e assim popularizou-se no país do Sol Nascente que Japão ao dizermos esta frase o nosso rosto fica com um ar/sorriso mais natural.
Uns anos mais tarde, já na década de 70 é que aparece o gesto dos dedos em V. Há várias teorias sobre o aparecimento desta prática entre os jovens da altura, mas a mais consensual é a que este hábito dos dedos em V nasceu durante as Olimpiadas de Inverno de 1972 que se realizaram na ilha de Hokkaido na cidade de Sapporo.
Na modalidade de patinagem artística a patinadora americana Janet Lynn estava a fazer uma prova irrepreensível, quando a atleta caiu, mas continuou a sorrir. Embora tenha ficado em terceiro lugar na competição, com a alegre diligência e persistência, emocionou muitos os espectadores japoneses. As fotos da atleta com o sinal V ficaram famosas… e a partir desta data esta atitude popularizou-se entre os japoneses quando têm que tirar fotografias.
Outra história de origem (como relatada pelo programa de entretenimento japonês Downtown DX vai alguns anos) está relacionado com o actor Jun Inoue. Também em 1972 ele protagonizou uma série de anúncios para a Konica, onde tirava fotos de várias pessoas, que inevitavelmente, tinham os dedos em V. Quando inquirido, a resposta foi que ele tinha a ideia que o sinal era bastante popular no ocidente, e dai o seu uso.
Curiosamente, é também nesta altura que “aparece/nasce” o movimento kawaii ligado à cultura pop no Japão, apesar de o termo ser bem mais antigo. A definição original de kawaii aparece no livro Genji Monogatari (O Conto de Genji), um livro de autoria atribuída a Murasaki Shikibu, escrito no começo do século XI, durante o Período Heian da história do Japão e que para muitos estudiosos é considerado o primeiro romance literário do mundo.
Este culto pelo kawaii, levou aos jovens japoneses tornarem as suas fotos ainda mais queridas e fofinhas por isso é também natural vê-los a fazer a posição de V com os dedos, a dizerem Hai, tchi-zu e ainda inclinarem a cabeça, fazendo beicinhos, transmitindo uma imagem simpática, alegre e descontraída.
E vocês quando tiram fotos com os amigos também têm este hábito?
Escrito por: Fernando Ferreira
Pataniska Andrade
Quando comecei a fazer o “V” nem me dei conta! Agora faço-o de vez em quando quase naturalmente! O.O
Beatriz Figueiredo
Por acaso tenho bastante mania de fazer o isto :3
Tai
Faz sentido com a história da patinadora: V de vitória…
Agora, a tendência do púclico japonês absorver todos estes detalhes, tanto os importantes como os perfeitamente superfluos e introduzi-los de forma tão aguerrida na sua cultura é que é deveras interessante.
O porquê da popularidade é que gostava de entender na sociedade japonesa. Porque é que tanta coisa se torna tão viral? Alguém tem ideias?
Maria Eduarda Duarte
também tenho essa mania de fazer o v ,porque acho que nas fotos o sinal de v fica legal
Sidnei Chaia
John Lennon viu isto e tirou fotos…. e por isso, pelos Beatles serem tão famosos é que se popularizou no mundo. Para o cantor, o sinal se tratava da era woodstook e significava paz(Peace and love).
Veja esta foto do google de Lennon: http://4.bp.blogspot.com/_N1W57u7WCYo/TP_jmvu6bwI/AAAAAAAAEYE/xWsn5lPSIuI/s1600/john-lennon-peace.jpg
http://www.papeldeparede.etc.br/fotos/wp-content/uploads/michael-jackson-com-sinal-da-paz.jpg
Não passa do sinal da paz com os dedos popularizado no festival.