Loading...
ArtigosCulturacuriosidadesSociedade

O porquê dos dedos em V

Tenho quase a certeza que todas as pessoas que gostam do Japão ou da sua cultura se interrogaram porque motivo os japoneses quando tiram fotografias colocam os dedos em V.

1

Este gesto de fazer o sinal de V com a mão tornou-se tão banal principalmente entre os jovens japoneses que rapidamente se expandiu ao resto do mundo. E aposto que vocês muitas das vezes também o fazem com alguma frequência. Ainda juntamente com este gesto, os japoneses quando tiram fotos também têm o hábito de dizer Hai, tchi-zu (da palavra inglesa cheese).

Este hábito apareceu em 1963 quando a Yukijirushi, uma empresa produtora de lacticínios lançou uma campanha publicitário onde utilizava esta frase e assim popularizou-se no país do Sol Nascente que Japão ao dizermos esta frase o nosso rosto fica com um ar/sorriso mais natural.

Uns anos mais tarde, já na década de 70 é que aparece o gesto dos dedos em V. Há várias teorias sobre o aparecimento desta prática entre os jovens da altura, mas a mais consensual é a que este hábito dos dedos em V nasceu durante as Olimpiadas de Inverno de 1972 que se realizaram na ilha de Hokkaido na cidade de Sapporo.

2

Na modalidade de patinagem artística a patinadora americana Janet Lynn estava a fazer uma prova irrepreensível, quando a atleta caiu, mas continuou a sorrir. Embora tenha ficado em terceiro lugar na competição, com a alegre diligência e persistência, emocionou muitos os espectadores japoneses. As fotos da atleta com o sinal V ficaram famosas… e a partir desta data esta atitude popularizou-se entre os japoneses quando têm que tirar fotografias.

Outra história de origem (como relatada pelo programa de entretenimento japonês Downtown DX vai alguns anos) está relacionado com o actor Jun Inoue. Também em 1972 ele protagonizou uma série de anúncios para a Konica, onde tirava fotos de várias pessoas, que inevitavelmente, tinham os dedos em V. Quando inquirido, a resposta foi que ele tinha a ideia que o sinal era bastante popular no ocidente, e dai o seu uso.

Curiosamente, é também nesta altura que “aparece/nasce” o movimento kawaii ligado à cultura pop no Japão, apesar de o termo ser bem mais antigo. A definição original de kawaii aparece no livro Genji Monogatari (O Conto de Genji), um livro de autoria atribuída a Murasaki Shikibu, escrito no começo do século XI, durante o Período Heian da história do Japão e que para muitos estudiosos é considerado o primeiro romance literário do mundo.

3

Este culto pelo kawaii, levou aos jovens japoneses tornarem as suas fotos ainda mais queridas e fofinhas por isso é também natural vê-los a fazer a posição de V com os dedos, a dizerem Hai, tchi-zu e ainda inclinarem a cabeça, fazendo beicinhos, transmitindo uma imagem simpática, alegre e descontraída.

E vocês quando tiram fotos com os amigos também têm este hábito?

Escrito por: Fernando Ferreira

5 comments
  1. Tai

    Faz sentido com a história da patinadora: V de vitória…

    Agora, a tendência do púclico japonês absorver todos estes detalhes, tanto os importantes como os perfeitamente superfluos e introduzi-los de forma tão aguerrida na sua cultura é que é deveras interessante.
    O porquê da popularidade é que gostava de entender na sociedade japonesa. Porque é que tanta coisa se torna tão viral? Alguém tem ideias?

  2. Sidnei Chaia

    John Lennon viu isto e tirou fotos…. e por isso, pelos Beatles serem tão famosos é que se popularizou no mundo. Para o cantor, o sinal se tratava da era woodstook e significava paz(Peace and love).
    Veja esta foto do google de Lennon: http://4.bp.blogspot.com/_N1W57u7WCYo/TP_jmvu6bwI/AAAAAAAAEYE/xWsn5lPSIuI/s1600/john-lennon-peace.jpg
    http://www.papeldeparede.etc.br/fotos/wp-content/uploads/michael-jackson-com-sinal-da-paz.jpg
    Não passa do sinal da paz com os dedos popularizado no festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.