Loading...
CulturacuriosidadesSociedade

Ohaguro

Quem costuma ver animes ou cinema japonês, ou mesmo conhecer pessoas japonesas de certeza que já repararam e perguntaram-se porque motivo as mulheres costumam tapar a boca quando riem. O motivo supõe-se que vem de uma tradição antiga que dá pelo nome de Ohaguro.

1

Esta tradição é uma técnica ancestral que consistia em pintar os dentes com um produto feito à base de óxido ferroso, chá e saquê que dava a esta mistura uma coloração preta. Esta prática aparece simplesmente porque a própria dentadura branca natural não era bela, por isso, adoptaram a cor exactamente oposta para a partir dessa altura se tornar um símbolo de beleza.

Estávamos no período Nara (710-784), na altura em que a imperatriz Genmei se estabelece na capital do Japão no palácio Heijo-kyo na cidade de Nara. Era um símbolo de alta nobreza japonesa e por isso as mulheres seguiram os ideais de beleza dos seus “líderes”. O Ohaguro foi mesmo incluído no famoso romance de Genji ou Genji Monogatari e Chuunagon Tsutsumi Monogatari, que foram escritos no período Heian (794-1185), e mais tarde, em gravuras de ukiyo-e, arte de xilogravura do período Edo. Esta coloração dos dentes ainda durou aproximadamente uns 200 anos.

2

Séculos mais tarde, mas especificamente no período Edo (1603-1867), o Ohaguro começou a tornar-se como um símbolo de maturidade para as mulheres, e serviu para indicar que estas tinham casado. Uns anos mais tarde a “moda” do Ohaguro começa a desaparecer quando alguns autores da época começam a publicar livros com imagens da imperatriz com os dentes brancos.

As mulheres japonesas actuais, quando se riem na grande maioria tapam a boca; diz-se que com o passar do tempo, que elas começaram a cansar-se da tinta negra apesar de estarem submetidas a uma tradição, por isso, quando se riam tapavam os dentes para não os mostrar. Esta atitude era um sinal de vergonha.

3

Hoje em dia, o Ohaguro deixou praticamente de existir. Com sorte, talvez ainda consigamos ver alguma maiko a usar o Ohaguro no seu período de Sakkou, durante duas semanas antes do Erikae (cerimónia em que se tornam geishas), e talvez pelas Tayuu (nome dado ao grau máximo que uma cortesã pode alcançar) que ainda existem. O Ohaguro está também intimamente relacionado com fantasmas japoneses (youkai) e lendas urbanas.

Uma dessas histórias é a famosa Ohaguro Bettari. Uma senhora japonesa em quimono nupcial com dentes escurecidos e características faciais, ou seja, sem nariz ou olhos, só um rosto branco com os dentes pretos. Este youkai é costume assombrar os terrenos circundantes dos templos e santuários.

Escrito por: Fernando Ferreira

One comment
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.