Uma pesquisa realizada pelo governo do Japão afirma que a população do país deve encolher cerca de 30% nos próximos 50 anos. O relatório, publicado pelo Ministério da Saúde, afirma que a actual população do país está pouco abaixo de 130 milhões (127 milhões) e deve cair para menos de 90 milhões de pessoas em 2055.
Nesta data, diz a pesquisa, a proporção da população com idade acima de 65 anos deve dobrar para 40,5%.
O primeiro-ministro Shinzo Abe mostrou-se preocupado com a tendência demográfica e disse que o governo vai adoptar medidas para evitar um declínio maior na taxa de natalidade.
Correspondentes afirmam que a actual tendência de diminuição da população foi gerada pelo facto de que as mulheres têm se casado cada vez mais tarde e tido menos filhos.
Em 2005, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a população japonesa sofreu uma queda, segundo a pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisa Populacional e Previdência Social para o Ministério da Saúde.
O Japão já tem um número alto de pessoas idosas em sua população e uma baixa porcentagem de jovens. O desequilíbrio ameaça o futuro crescimento econômico e aumenta o temor sobre se o governo será capaz de financiar aposentadorias.