Loading...
ArtigosCulturaSociedade

Purikura

O fenómeno apareceu nos anos 90 e desde essa data que faz parte da cultura juvenil japonesa. O nome purikura é uma versão reduzida de “purinto kurabu” (o equivalente a “print club” na língua inglesa) e as primeiras máquinas foram desenvolvidas pelas Atlus e Sega.

1

Mas o que fazem estas máquinas para rapidamente ficarem tão famosas?
As máquinas de Purikura são cabines de fotografia digital automática e que podem receber pequenos grupos de amigos (normalmente entre 2 a 6 pessoas) que ficam de pé, em frente a um engenhoso equipamento, que inclui a câmara fotográfica e um mecanismo de iluminação. O fundo do cenário é sempre verde, para permitir a inclusão de elementos gráficos depois de feitas as fotos. E o processo para fotografar é relativamente barato e fácil para o resultado, ficando as fotos com uma qualidade boa.

Depois de tiradas as fotografias, estas podem ser manipuladas com vários elementos fornecidas pela própria máquina, como por exemplo: uma grande variedade de imagens, molduras, textos, coloração de olhos/cabelos/pele, e que são escolhidas através de ecrãs “touch-screen”. Depois de toda a composição estar feita estas imagens são impressas em autocolantes.

2

O curioso nestas máquinas purikura na Ásia é as imensas variedades de olhos que temos como opção. Todas elas dão destaque aos olhos, aumentando-os consideravelmente e deixando os rostos um pouco tanto estranhos ou expressivos demais. A explicação é simples, é sabido que grande parte das meninas orientais não gostam de ter olhos em bico ^_^;;

Estas fotos são normalmente partilhadas entre amigos e depois são colados nos seus itens pessoais (telemóveis, cadernos, estojos, etc.). Esta prática é mais comum entre amigas mais próximas durante os intervalos escolares e que muitas delas têm os seus “puri-cho” (álbuns de purikura) como uma forma de materialização da sua rede social e de mostrar o seu estilo e o status social.

3

O sucesso no Japão destas máquinas continua a ser imenso, por isso cada vez mais as máquinas oferecem um software com imensas possibilidades para satisfazer os “clientes” mais exigentes. As lojas com as famosas máquinas equipadas com o último modelo, não satisfeitas apenas com a maquinaria, chegam mesmo a oferecer outras opções (cenários diferentes, espelhos para maquilhagem, aluguer de roupa, entre outras coisas) como acontece num dos maiores centros comerciais de Osaka. Tudo para tornar as nossas purikura ainda mais “divertidas”.

Mas o sucesso do Purikura não se limitou às grandes máquinas no oriente. Também podemos encontrar software de purikura em algumas consolas (playstation e nintendo) e também existem sites que fornecem este serviço. O mundo ocidental também rendeu-se a este fenómeno da cultura pop japonesa. Em Portugal, também podemos encontrar algumas destas máquinas… e eu ainda guardo religiosamente umas purikura de umas amigas muito especiais… e vocês?

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.