Actualmente a trabalhar em Tóquio, Shin Tanaka é um artista originário da região de Fukuoka. Assume-se como um “graffiter” que procura outra tela para além das paredes das ruas, é um pioneiro do “paper art toy”, elevou os brinquedos de papel a outro nível e muito tem crescido o seu trabalho, envolvendo a arte pop, o graffiti e a “street fashion”.
Aos quatro anos de idade os seus pais ofereceram-lhe papel para fazer origami e ele consultava as instruções uma vez e depois já sabia fazer as figuras de cor. Isto foi determinante para o seu futuro. Em 2005 enquanto frequentava a universidade teve a ideia de “graffitar” um boneco mas como não descobriu um suficientemente bom, fez o seu próprio em papel e este material, que já lhe era tão familiar, passou a ser a sua base de trabalho. Ainda durante esse tempo Shin, ao não poder comprá-las, também criou modelos com 7cm das suas sapatilhas favoritas, por serem tão pequenas e pelas formas arredondadas que apresentavam as pessoas ficaram admiradas com o facto de serem de papel e adoraram o conceito.
O boneco T-BOY tornou Shin Tanaka ainda mais popular e os seus trabalhos cativam cada vez mais público, pois é com paixão e criatividade que cria fantásticas criaturas. A tentativa e o erro são determinantes no seu trabalho, pois é muito difícil expressar o arredondamento através de um material que é plano como o papel, são estas linhas curvas que diferenciam os seus bonecos de papel dos outros que quase sempre têm o aspecto cúbico. Os bonecos de papel de Shin têm ainda melhor aspecto que os de vinil, pois são mais delicados, detalhados e meticulosamente construídos, não é em vão que demoram cerca de dois a três meses a estarem prontos.
É a ouvir hip hop bem alto que se inspira para criar as suas criaturas fantásticas que juntam o improvável origami com a arte das ruas obetendo assim um trabalho meticuloso e delicado, tão característico da cultura tradicional japonesa em relação ao papel, e as cores e linhas características do graffiti. Os contornos a preto expressam a guerra, para restaurar a paz são usadas as cores primárias e para reduzir a influência dos negros são usadas zonas de branco nos seus brinquedos de papel que são arte.
Até agora já efectuou mais de 10 mil colaborações entre artistas profissionais, marcas famosas, amadores e crianças. Shin apoia escolas e universidades e incentiva muitos professores de arte a usarem os modelos dos seus brinquedos para explorar a criatividade dos seus alunos. As colaborações levaram a que passasse a usar outros materiais como o vinil e os mais variados suportes, tendo ligações não só a marcas de sapatilhas como era de esperar mas também com marcas de roupas e muitas mais, pois a sua agenda é lotada com “workshops”, sessões de autógrafos e muito trabalho por todo o mundo.
Shin Tanaka acredita na arte livre como nova expressão da arte contemporânea, uma ideia tão característica do graffiti e incentiva a arte personalizada. Os interessados em parcerias com este artista podem ilustrar os bonecos que ele disponibiliza, basta contactá-lo (http://shin.co.nr/), expor as suas ideias e ele envia os modelos em branco que basta imprimir. O papel é tão versátil que permite esta democratização da arte, é fácil de reproduzir e personalizar.
Escrito por: Filipa Claro
Hermes Perdigão
Belíssimo trabalho, um artista ímpar.