É um fenómeno recente entre os jovens urbanos japoneses, em especial do sexo feminino. Tudo por causa de um acessório funcional, os headphones, que embora seja, em maior parte dos casos, banal, conseguiu elevar-se a peça de moda indispensável na vida das jovens de Tóquio que as encontramos por todo o lado. As Tokyo Headphone Girls, são jovens com auscultadores de marca mais ou menos dispendiosa – de preferência ligados a iPods, mas não são excluídos os outros leitores de mp3 que estejam na moda.
Quem nunca viu uma ilustração num manga ou dentro de uma revista anime onde figura uma miúda com um par de auscultadores numa posição divertida e sexy? Pois bem, a imagem saltou directamente das páginas das revistas para as ruas de Tóquio onde as raparigas passeiam-se de auscultadores na cabeça ou simplesmente ostentados à volta do pescoço como se de um colar se tratasse.
Mas não basta que sejam de marcas conhecidas, é preciso que sejam personalizáveis: grandes, pequenos, redondos, quadrados, direitos, tortos, de madeira, metal, plástico, tecido, aos corações, estrelas, retro, steampunk, com asas de borboleta, com penas, brilhantes, disfarçados de earmuffs, etc. É à escolha do gosto de cada uma, e é a criatividade usada que vai reflectir a personalidade de quem os usa.
Embora os headphones sejam populares no Cosplay, e que outras culturas urbanas também pareçam achar graça a este novo tipo de “moda” (é sempre surpreendente encontrar uma lolita gótica com um par de headphones saídos do século XIX), as Tokyo Headphone Girls caem no sector demográfico das Café Girls, jovens que povoam ou trabalham nos cafés de Aoyama, Harajuku, Shibuya, etc.
Os auscultadores no Japão, mais que noutros países, são hoje uma opção tanto de moda como de áudio. Mas se antigamente apenas se restringia maioritariamente ao uso por parte dos rapazes (os grandes auscultadores), e, aos golpes publicitários destinados a estes à volta do mundo, hoje são as raparigas que dão cartas em terras nipónicas.
Tal como as outras culturas, têm os seus próprios festivais. Bem, mais ou menos, na verdade as Headphone Girls polulam nos festivais de som e música onde, exibindo as mais variadas posições, deixam-se fotografar numa espécie de competição onde ganha quem for mais “kawaii” (mas sem prémio), em que ao mesmo tempo acabam por chamar a atenção para os artigos tecnológicos em exposição, muito mais que o típico Head-Fi’er.
Como vários sites e marcas conhecidas aperceberam-se do potencial lucrativo deste fenómeno, vão usando a sua presença cada vez maior nestes festivais tornando-a mais comercial do que cultural. A panóplia de auscultadores, earphones, e um sem fim de acessórios á disposição é impressionante.
Um destes sites é o Headphone Girls da Kubrick Design, um portal onde as raparigas se exibem com um par de auscultadores de design que representam o seu estilo e look, acompanhados da canção que estão a ouvir. Pode-se ouvir previews das músicas escolhidas ao clicar no link itunes.
De entre as marcas dos auscultadores que incluem: a Pioneer, Mix Style, Zumreed, Sony, SkullCandy, Fanny Wang entre outros, foi a Sony que se destacou ao promover um concurso em que 47 raparigas seriam escolhidas (cada uma de uma prefeitura diferente), dançariam com headphones da marca em locais turísticos, com ou sem produtos locais, e os vídeos exibidos no canal da Sony ( http://www.youtube.com/user/SonyJpHeadphone?feature=watch ) no Youtube.
Escrito por: Cláudia Andrade