Loading...
ArtigosCinemaTokusatsu

Kawaii! Jenny

Há alguns dias atrás disseram-me que o site tinha pouco conteúdo para meninas, por isso lançaram-me um desafio de escrever algo que fosse praticamente para o público feminino. O resultado foi esta série televisiva que foi transmitida no Japão em 2007.

Esta série é a geralmente associada às séries de sentai (palavra japonesa de origem militar que significa esquadrão). A fórmula é simples: um grupo de jovens ganham poderes especiais, cada um deles usa roupas de uma determinada cor, e possuem um arsenal militar incluindo robôs gigantes para combater ameaças alienigenas.

1

A história apresenta-nos três amigas que descobrem ter o poder de se transformar em super-heroínas e assim formarem uma força especial chamada de Sweets Angels. Jenny (armadura rosa) é uma jovem normal e tem como hobbie a moda e adora doces. Akira (armadura verde), é a mais activa das três e tem um aspecto meio maria-rapaz, Nadeshiko (armadura violeta) é uma jovem elegante e inteligente, como o próprio nome em japonês indica. O nome vem das palavras Yamato Nadeshiko que significa uma mulher japonesa com todas as graças tradicionais, ou seja, é a mulher japonesa ideal. Juntas vão combater vários invasores que querem destruir o mundo da moda e dos doces.

Os principais vilões são uma boneca de estilo gótico, Sister B e três ursos (Bear-chan, Bear-kun e Bear-san) de peluche de uniformes militares. Juntos comandam um enorme robô de nome Itazauran que tem como objectivo principal destruir a moda para que ela seja a única a estar na moda e assim estar sempre rodeada por rapazes. Mas um mal nunca vem só, durante a série aparecerão outras entidades monstruosas a querer a destruição da Terra como o temível Gomi-Monster.

Para combater todos estes monstros as Sweet Angels têm vários feitiços, armas especiais e um super-robô criado por Mr. Clown, o director da organização secreta a qual pertence este trio.

2

Até aqui tudo bem…
Agora o problema é quando eu explicar que esta série é protagonizada por bonecas. No Japão, existe uma marca de bonecas chamada “Jenny” que poderíamos dizer que é a prima da Barbie. Sabendo nós como os japoneses são fãs de “merchandise”, por esse motivo a marca lembrou-se de criar esta série para ajudar a impulsionar as vendas desta boneca, assim como os respectivos acessórios, roupas e adereços.
Escusado será dizer que esta série é completamente direccionada para um público feminino jovem e que adora estas bonecas.

A série Kawaii! Jenny estreou no Japão a 1 de Outubro de 2007 e foi produzida pela Toho e Takara Tomy (uma das grandes empresas de brinquedos japonesa) com a supervisão de Koichi Kawakita, o realizador de imensas séries de tokusatsu e algumas longa-metragens. A série é composta por 26 episódios (cada com aproximadamente 15 minutos de duração) e já conta com edição em DVD.

3

Em resumo, Kawaii! Jenny torna-se um bocado bizarro para as pessoas que não estão dentro do público alvo e que não gostam de ver animação feita noutros formatos. É estranho vermos bonecas animadas com vozes de verdadeiras personagens de anime em técnicas de “stop-motion” a fazer lembrar os saudosos Thunderbirds.
Kawaii! Jenny é uma série doentiamente doce, mas que é apenas aconselhável para meninas que gostem de brincar com bonecas.

Escrito por: Fernando Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.